Loading...

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Projeto Cadeia Alimentar


PROJETO
CADEIA ALIMENTAR

Professor: Francisco Vinhais



OBJETIVO GERAL

·        Identificar os diversos tipos de seres vivos e sua importância para a vida no planeta Terra.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·        Identificar os seres vivos que produzem seu próprio alimento;
·        Reconhecer algumas espécies de animais e vegetais;
·        Reconhecer o conceito de Cadeia Alimentar;
·        Identificar os diversos tipos de alimentos e seus consumidores.

DESENVOLVIMENTO

Inicialmente, será apresentado à turma um texto explicativo para que os alunos tenham conhecimento do que é uma Cadeia Alimentar; os seres que são designados produtores, consumidores e decompositores.
Posteriormente, os alunos assistirão um vídeo reforçando o conteúdo exposto.
Avaliação
Será realizada durante o desenvolvimento da atividade, buscando identificar os pontos que foram assimilados e outros que deverão ser reforçados.

TEXTO INFORMATIVO

CADEIA ALIMENTAR

        Todos os seres vivos necessitam de água, de ar, de solo, de luz e do calor  do Sol para viver.
        Na natureza os seres vivos produzem o seu próprio alimento. É o caso dos vegetais com clorofila. Eles produzem alimentos de que necessitam para viver por meio da fotossíntese.

        A fotossíntese acontece assim:
A raiz retira água e sais minerais do solo;
O caule conduz a água e os sais minerais até as folhas ;
Nas folhas realiza-se a fotossíntese. A planta através das folhas, absorve o gás carbônico do ar. O gás carbônico é formado por carbono e oxigênio.
Nas folhas a clorofila capta a luz do Sol. Esta luz faz com que a água e o carbono se unam, produzindo os alimentos a todas as partes da planta.

Os vegetais que produzem alimentos são chamados produtores.
Há seres vivos que não produzem o seu alimento. Eles se alimentam de outros seres vivos. É o caso do homem e dos animais. Por este motivo, eles são chamados consumidores.
        Alguns animais caçam outros animais para conseguir alimento. São os carnívoros, tais como : o leão, a onça, o tigre, o tubarão.
        Há ainda animais que se alimentam de vegetais e de outros animais, isto é , comem de tudo. São os onívoros, tais como: o pato, a galinha e o próprio homem.
        Quando os animais e os vegetais morrem, bactérias e fungos se decompõem para se alimentarem. As bactérias e os fungos são chamados decompositores.
Os decompositores são seres vivos muito importantes para a natureza. Eles deixam no solo materiais que faziam parte dos vegetais e animais mortos. Esses materiais fertilizam o solo.
        A dependência de um ser vivo se alimentar de outro chama-se Cadeia Alimentar.
        Alguns seres vivos ajudam-se uns aos outros. Por exemplo, os bois que têm bactérias no tubo digestivo que os ajudam a digerir o capim. E as bactérias obtêm de dentro do boi os seus alimentos.
        Um ser vivo também pode prejudicar o outro. É o caso do pulgão, um parasita da laranjeira, que rouba o alimento da laranjeira, que fica fraca e produz menos.

VÍDEO – CADEIA ALIMENTAR